História

A história do Sindicato começou com uma grande conquista, partindo de um ideal alcançado pelo interesse e determinação de quinze empresários da cidade de Araçatuba.
Irene Rodrigues do Prado, Enio R. Souto, Argemiro de Souza, o Miro, e Joaquim Lopes foram os precursores que batalharam e conseguiram engajar um grupo de doze empresários do setor para formar a Associação Patronal de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da região de Araçatuba, reconhecida em 1984.

A necessidade de criar um Sindicato veio do interesse em defender e fortalecer a classe patronal para preservar principalmente as pequenas e médias empresas. Como havia somente representação através do Sindicato dos Trabalhadores, todas as negociações eram feitas adotando a tabela de salários de São Paulo. Desta forma, as vantagens concedidas oneravam as empresas por não respeitarem a realidade do interior.

MUITO TRABALHO E CONQUISTAS

Para entender a importância e dificuldade de se criar um sindicato na nossa região naquela época, temos como referência que no estado existiam apenas quatro sindicatos patronais: em São Paulo, Santo André, Santos e Marília. Foi contando com a experiência do presidente do Sindicato de Marília, que o grupo de empresários conseguiu formar a Associação em 1984.

Um levantamento de todas as firmas pertencentes à categoria teve que ser feito em mais de 30 cidades da região. Um trabalho custoso que levou quase três meses para ser concluído e que garantiu a conquista da Carta Sindical em 1985, oficializando a criação do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da região de Araçatuba.

A necessidade de criar um Sindicato veio do interesse em defender e fortalecer a classe patronal para preservar principalmente as pequenas e médias empresas.