O festival

Araçatuba, pólo regional do noroeste do estado de São Paulo, contará com um acontecimento cheio de charme e sabor. De 15 de maio a 07 de junho de 2009, a cidade será sede do Iº Araçá Gourmet – Festival Gastronômico de Araçatuba.

Além de referencia no setor agropecuário e sucroalcooleiro, Araçatuba firma-se também como pólo gastronômico, com muitas opções e variedades de bares, restaurantes, botecos, sorveterias, doçarias, cafés, enfim, todo tipo de serviço voltado à gastronomia. Além disso, em algumas datas, somos receptores de pessoas do mundo inteiro e possuímos características bem peculiares que encantam a todos. Mas, nosso comprometimento não é apenas com o destino turístico, é antes, com a nossa comunidade do setor gastronômico. O Festival Gastronômico da Araçatuba é um evento cuidadosamente pensado para valorizar os estabelecimentos que tenham sede ou filial neste município, visando o aprimoramento dos profissionais e melhoria de todos os serviços da área de alimentos (chefes, cozinheiros, garçons e auxiliares). Essa valorização dos serviços culinários de Araçatuba e o aperfeiçoamento de técnicas gastronômicas serão aprimoradas a cada edição do Araçá Gourmet, para atender o exigente fluxo de clientes gerados na cidade nos últimos anos.

É com este espírito empreendedor e visando o crescimento e melhoria dos nossos serviços que oferecemos todas as nossas delícias do setor de culinária. Então, um excelente Festival Gastronômico e… bom apetite!

Oficinas Gastronômicas – Parcerias com SENAC e SEBRAE

Para que a cozinha de nosso município seja reconhecida por sua qualidade, o Araçá Gourmet – Festival Gastronômico de Araçatuba – através da troca de experiências entre profissionais do ramo, fornecedores e parceiros promotores, vem contribuir para a valorização e para o aprimoramento das nossas técnicas e serviços gastronômicos. Para tanto, serão oferecidas oficinas, aulas, cursos, palestras e vídeos aos profissionais dos estabelecimentos locais participantes do festival, contribuindo diretamente para a melhoria na prestação de nossos serviços.

A falta de mão de obra especializada é hoje um dos principais problemas do setor gastronômico na cidade e o primeiro desafio do Araçá Gourmet é proporcionar aos seus participantes ferramentas para a melhoria dessa mão de obra.

O festival de pratos, petiscos, lanches e sobremesas

No período do festival, que já tem data definida entre 15 de maio a 7 de junho de 2009, toda Araçatuba, região e pessoas de outras localidades que estiverem na cidade também poderão participar do Iº Araçá Gourmet, ajudando na divulgação e melhoria dos serviços do setor culinário de Araçatuba; será vendido um guia do festival com a relação de todos os estabelecimentos participantes e as receitas dos pratos inscritos. Neste guia o cliente encontrará um cupom que dará direito a consumir o prato inscrito pelo valor máximo de R$20,00 (categoria prato principal) e R$ 10,00 (categoria petiscos, lanches e sobremesas) esses são tetos de preços por cada prato inscrito.

Este benefício que será dado ao cliente, envolverá o consumidor e irá gerar o “boca-a-boca” que será um forte instrumento de divulgação de todos os participantes do festival.

Neste mesmo cupom, o cliente encontrará um pequeno questionário/pesquisa com algumas questões que ajudarão os donos dos estabelecimentos inscritos a avaliarem itens importantes em seu negócio, por exemplo: qualidade dos serviços, sabor e aceitação o prato inscrito, qualidade das instalações, etc.

IMPORTANTE: essa pesquisa nem sairá do estabelecimento, cada participante irá coletar seus próprios questionários e utilizá-los da maneira que melhor for útil, sendo estas informações de total sigilo e responsabilidade do estabelecimento participante e proibida a sua divulgação pelo mesmo.

    Inteligência e empreendedorismo dos participantes

Como já foi dito, o objetivo do festival é a melhoria e fortalecimento do setor gastronômico de Araçatuba e os participantes devem utilizar o Iº Araçá Gourmet com o mesmo propósito, isto é, os estabelecimentos terão uma ferramenta excepcional para divulgarem pratos não muito consumidos ao longo do ano, divulgar seu próprio negócio para quem ainda não o conhece, em fim, os participantes deverão utilizar o festival como ferramenta para encantar e surpreender o cliente e assim conquistá-los para o resto do ano. Esse é o objetivo que temos que nos apoiar para o sucesso individual dos participantes e do festival Araçá Gourmet.

A Mídia e divulgação do Festival

Para amplificar o sucesso do festival e gerar uma grande visitação nos estabelecimentos participantes, além do guia, a organização do Araçá Gourmet veiculará uma maciça campanha publicitária regional em televisão, rádio, jornal, outdoor e impressos divulgando o festival e seus participantes (nos veículos que permitirem essa prática) para toda a região.

   Araçatuba – Pólo culinário do estado de São Paulo

Tudo isso: festival, campanha publicitária regional e, principalmente, o envolvimento de todos os participantes para oferecerem aos clientes ótimas opções de pratos e serviços, darão mais um título a Araçatuba, além de Capital do Boi Gordo e do setor sucroalcooleiro, a cidade também será conhecida como pólo culinário do estado de São Paulo.

O Guia

Cada participante deverá inscrever um único prato com receita e foto que serão publicados no guia do festival. Nas últimas páginas do guia o cliente irá encontrar um único cupom para cada participante que dará direito de pagar pelo prato inscrito um valor máximo de R$ 20,00 na categoria prato principal, e R$ 10,00 nos pratos inscritos na categoria petiscos lanches e sobremesas.

Neste mesmo cupom, o cliente encontrará um pequeno questionário/pesquisa com algumas questões que ajudarão os donos dos estabelecimentos inscritos a avaliarem itens importantes em seu negócio, por exemplo: qualidade dos serviços, sabor e aceitação do prato inscrito, qualidade das instalações, etc.

IMPORTANTE: essa pesquisa nem sairá do estabelecimento, cada participante irá coletar seus próprios questionários e utilizá-los da maneira que melhor for útil, sendo estas informações de total sigilo e responsabilidade do estabelecimento participante e proibida a sua divulgação pelo mesmo.

Comprando o guia, além do direito a descontos nos pratos inscritos, o cliente levará para dentro de casa um livro de receitas com o prato e marca dos estabelecimentos participantes.

Inscrição do festival – Até 16/02/2009

Para utilizar todas as ferramentas citadas que irão melhorar individualmente a qualidade dos serviços de cada participante e do mercado gastronômico de Araçatuba, seguem proposta de adesão:

Categoria prato principal

Investimento – R$ 3.000,00

Condições de pagamento – 3 parcelas a serem pagas em março, abril e maio.

Categoria petiscos, lanches e sobremesas

Investimento – R$ 1.500,00

Condições de pagamento – 3 parcelas a serem pagas em março, abril e maio.

Com esse valor, o participante irá utilizar todas as ferramentas disponibilizadas pela organização do festival: treinamentos de pessoal oferecidos pelos parceiros do festival (SENAC e SEBRAE), campanha publicitária de divulgação, materiais para pesquisas e feed back dos clientes, o guia com a marca e receita do estabelecimento, banner para comunicação visual do festival no estabelecimento mostrando que o mesmo é participante.

Camisetas Opcionais – O estabelecimento que optar por utilizar a camiseta do festival como uniforme da equipe, deverá solicitar e pagar aparte quantas unidades interessar. Esta camiseta levará a logomarca do festival na frente, a logo do patrocinador do festival em uma das mangas e um espaço para o estabelecimento colocar seu próprio patrocinador e assim conseguir capitalizar recursos junto ao mesmo.

Cronograma operacional do festival

26 a 30/01 – Distribuição de convites para reunião do dia 2/2 às 20 h na sede do sindicato de bares, restaurantes e similares. Reunião para apresentação do Iº Araçá Gourmet para todos os estabelecimentos interessados.

03/02 – Coletiva com a imprensa para a apresentação do festival na sede do sindicato às 10 horas.

16/02 – Último dia das inscrições/adesões.

27/02 – Último dia da entrega da foto e prato inscrito.

Março – Confecção do Guia

02/04 – Inicio da venda do guia; Primeira etapa da campanha publicitária para divulgar o festival e promover a venda do Guia.

10/05 – Segunda etapa da campanha publicitária; entrega dos banner’s e camisetas (opcional).

15/05 – Início do Iº Araçá Gourmet – Festival Gastronômico de Araçatuba.

07/06 – Último dia de venda do guia do festival.

15/06 – Reunião de avaliação do festival no sindicato às 20 h.

Organização, realização e campanha publicitária
  • JA&C Propaganda.
  • Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araçatuba.

______ ______

Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, JA&C Propaganda.

Bares e Similares de Araçatuba. Diretor: Flávio Nasser

Presidente: Liu Shang Shien